Acesso

Atualmente para estudar na UMC basta candidatar-se mediante os processos de candidatura definidos no regulamento de cada curso: 12ºano concluído ou equivalente.

Mosaico de fotos2

Ser estudante UMC

Os estudantes UMC formam uma comunidade coesa e dinâmica, que pode ter acesso aos vários serviços e atividades realizadas pela UMC.

Garante o acesso a formações contínuas e a estágios. Cada formação e/ou estágio remete para um destinatário específico. Os pré-requisitos necessários para participar podem ser encontrados nas respectivas sínteses informativas.

Integrar o mercado de trabalho

Os estudantes UMC são afiliados à APPA (APPA Associação Portuguesa dos Profissionais de Acupunctura) desde o primeiro ano e recebem com regularidade informações da mesma, como beneficiam de condições especiais em eventos e outras iniciativas. Esta ligação estreita permite aos estudantes optimizar desde logo a relação entre os estudos e o mercado de trabalho.

 

Acesso em regimes especiais

bannerFacebook 403x403 AcessoMais23 UMC 060617Maiores de 23 anos

Para os candidatos que não reúnem as condições mínimas de acesso (12º ano ou equivalente) podem candidatar-se ao acesso para maiores de 23 anos. Essa modalidade está prevista para cada curso.

Equivalências

Em caso de formação comprovada nalgumas das áreas de estudo, a UMC também pode acordar equivalências ao seu percurso formativo ou académico afim de não repetir nenhuma aprendizagem.

Trabalhadores-estudantes

Estão sempre contempladas situações especiais para trabalhadores estudantes.

Em ambas estas situações não hesite em solicitar informações junta da secretaria, pelo secretaria@umc.pt ou por telefone +351 213 555 006 | +351 963 620 584

 

Alunos Estrangeiros

Em resposta à crescente procura de estudantes fora de Portugal Continental, a UMC criou em 2011 a sua vertente de Ensino à Distância e, todos os anos, a UMC ONLINE tem sido a resposta certa para dezenas de estudantes lusófonos espalhados pelo Mundo.

Infografico Alunos online 270319

  • Angola
  • Brasil
  • Dinamarca
  • Espanha
  • EUA
  • França
  • Holanda
  • Islândia
  • Israel
  • Luxemburgo
  • Macau
  • Moçambique
  • Reino Unido
  • Singapura
  • Suíça

 


Veja abaixo alguns testemunhos de estudantes internacionais que se formaram através do ENSINO À DISTÂNCIA.


 

Avatar G3 Liliana Martins
Diplomada do Curso de Medicina Tradicional Chinesa B-Learning

Ingressei no CURSO DE MEDICINA CHINESA, Acupunctura e Fitoterapia no formato B-Learning, em 2013.

Vivo na Islândia e claro, procurei por alternativas B-Learning nos EUA e no Reino Unido pelo facto deste curso não existir na Islândia.
Tive a sorte deste formato aparecer nesse mesmo ano na UMC. O curso revelou-se bastante gratificante, mas exigente.

Foi necessário bastante estudo e claro, a comunicação e esclarecimento de dúvidas é um pouco mais demorada do que no ensino presencial.
No entanto, os docentes para além de terem um conhecimento invejável, sempre mostraram disponibilidade em ajudar.

Estou muito grata à UMC por ter este formato do curso, se não fosse assim, não teria iniciado este caminho fascinante onde aprendi esta nova forma de curar, de ver o mundo e a saúde.

Continuo a viver na Islândia onde para além de massoterapia, pratico agora também acupunctura e fitoterapia.

 


 

Avatar G2 Marta Ribeiro
Diplomada do Curso de Medicina Tradicional Chinesa B-Learning

Chamo-me Marta Ribeiro e sou ex-aluna do Curso de Medicina Tradicional Chinesa B-Learning da UMC. Quando fiquei interessada em matricular-me num Curso de MTC optei pela UMC por já ter boas referências da Instituição mas não conhecia a opção b-learning, apenas tinha conhecimento do curso full-time e do pós-laboral. Sendo eu já trabalhadora e morando longe de Lisboa nunca coloquei a hipótese de fazer o curso full-time mas a minha ideia inicial era inscrever-me no pós-laboral. No entanto, devido a algumas alterações no meu serviço, era praticamente impossível ter fins-de-semana livres e por isso resolvi optar pelo curso b-learning.

Admito que inicialmente foi difícil para mim autodisciplinar-me a estudar quando não havia uma "obrigação" mas a verdade é que com o tempo percebi que tinha feito a melhor opção: o curso b-learning está super bem estruturado, os professores estão sempre disponíveis para responder a dúvidas (chegavam a responder de noite, poucos minutos após a pergunta ter sido feita!), tínhamos acesso a estágios opcionais todos os anos na Clínica-Escola (para além dos obrigatórios) e, tal como os colegas do pós-laboral, após obtermos o diploma podíamo-nos candidatar ao estágio hospitalar na China.

O Curso b-learning é uma excelente opção para quem se quer formar em MTC e tem poucas hipóteses de se deslocar. Exige muito estudo, trabalho e dedicação e, por isso, nem todos terminam o curso mas aqueles que persistem obtêm todo o conhecimento essencial para poder evoluir.

Hoje em dia trabalho numa Clínica e continuo a estudar. Já fiz várias formações após terminar o curso e tive contacto com colegas tanto do pós-laboral como do full-time e também com colegas de outras escolas, e em momento algum me senti inferiorizada ou com menos conhecimento que eles, muito pelo contrário! Somos muito bem orientados e acompanhados ao longo de todo o curso, os nossos alicerces após o curso são fortes e saímos tão preparados para o mundo do trabalho como os restantes colegas.

 


 

Avatar B1

Celso Silva
Diplomado do Curso de Medicina Tradicional Chinesa B-Learning

Começo por tentar responder a uma pergunta bastante frequente: É possível frequentar com sucesso o curso de Medicina Tradicional Chinesa da UMC na modalidade de b-learning? Sim. É.

Em Dezembro de 2016, após 4 anos de formação, terminei o curso de Medicina Tradicional Chinesa na UMC, na modalidade de b-learning.
O b-learning (blended learning, ou b-learning), é uma derivação do e-learning, e refere-se a um sistema de formação onde parte dos conteúdos da formação é transmitida à distância, normalmente pela internet, e inclui necessária e obrigatoriamente aulas presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto, combinado.

No mundo global em que vivemos, os moldes em que as pessoas fazem a sua formação está a evoluir, veja-se o caso da Universidade Aberta em Lisboa, com muitos anos de experiência no ensino à distância. O futuro passa pelo ensino à distância de cursos profissionais, licenciaturas, entre outras formações.

A componente online tem a enorme vantagem de ser o aluno a marcar o seu ritmo de estudo conforme a sua disponibilidade. As dúvidas são colocadas online e são respondidas até 24h depois, o que permite um acompanhamento adequado por parte dos professores da UMC.
Os conteúdos programáticos das Unidades Curriculares disponibilizados são os mesmos do curso presencial, a diferença é que são disponibilizados online.
Com bastante frequência, é dada a possibilidade de discussão on-line, em tempo real - vulgo "chat", dos mais variados temas das diferentes Unidades Curriculares do curso.

Portanto, quase que nem se nota que não é um curso presencial "tradicional". O curso de Medicina Tradicional Chinesa da UMC além da componente puramente on-line, disponibiliza aulas presenciais, aulas práticas em sala de aula e aulas práticas/estágios na Clínica-Escola. Nestes contextos é dada a componente prática do curso, naturalmente essencial para a nossa futura prática clínica. Estas aulas presenciais e práticas são fundamentais para alicerçar os conhecimentos adquiridos na modalidade on-line.

Fundamental é ainda a possibilidade que a UMC dá para realizarmos estágios na Clínica-Escola, onde nos é possível transformar a teoria em prática através do contacto directo com os pacientes, naturalmente com a devida orientação dos professores.

Passados 7 meses, após a conclusão do curso, sinto segurança na prática clínica, e claro, os pacientes agradecem.

 


 

Avatar G1

Cláudia Albuquerque
Diplomada do Curso de Medicina Tradicional Chinesa B-Learning

A minha paixão pela medicina tradicional chinesa nasceu, sensivelmente, há duas décadas. Na altura, dirigi-me a uma Clínica Pedro Choy com o intuito de tratar uma enxaqueca crónica. Durante a consulta fiquei fascinada com a forma como a anamnese foi conduzida. Nos finais do ano de 2013, tomei conhecimento da modalidade b-learning lecionada na UMC. Era a oportunidade para, finalmente, concretizar o sonho que havia sido despoletado no passado.

O facto da aprendizagem ser, na sua maioria online, representa para mim uma vantagem, pois o tempo dedicado à família (fim de semana) não é tão sacrificado.
Tendo em consideração que não dispomos de horários fixos requer um nível de exigência pessoal elevado no que concerne a autodisciplina, empenho e gestão de tempo.

As dúvidas e dificuldades sobre as matérias lecionadas foram muitas, porém o acompanhamento prestado, online, pelos professores colmata o que seria uma das nossas desvantagens em relação ao curso presencial.

A competência dos professores, a exigência do ensino, os conteúdos programáticos do curso oferecem aos alunos que frequentam este curso as ferramentas necessárias para uma prática clínica autónoma e responsável.

 



Últimas Notícias
 

botao agenda
Botao candidatura normal